Artigos Mais Lidos

REVISITANDO O PASSADO, ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA

Revistando O Passado - Artigo de Fabiana Vieira

“_Ah, se eu tivesse mais tempo…”

“_Se eu pudesse voltar atrás…”

“_Se eu pudesse acrescentar algo na minha

jornada… “

Quantas vezes já ouvimos essas frases em nosso consultórios?

A fotografia, sempre foi canal de comunicação com nosso passado, com a nossa projeção numa pessoa ou situação.

Levando isso em conta, usar essa ferramenta como o encontro do eu-passado, eu-hoje e eu-futuro, pode e deve ser uma forma de revisitar o lúdico na terapia Holística, tornando amplo o conhecimento do cliente quanto ao seu eu.

Conforme citado por Carol S. Pearson em seu livro: “O Despertar do Herói Interior”: O heroísmo consiste não apenas em encontrar uma nova verdade mas também ter coragem de agir de acordo com essa nova visão.

Com base nisso, auxiliaremos nosso cliente nessa revisão da sua jornada e no entendimento da mesma.

Nossa proposta é a junção das fotografias e a psicoterapia holística, como forma de alcançar as lembranças, sentimentos e tomar forma no atual.

Pedimos ao cliente que escolha as fotos, fotos da sua história, dos seus momentos.

Que escolha, sem a pretensão de ser a certa ou errada. Pois essas, serão o conhecimento em relação ao passado, lembrando que não será o conhecimento definitivo dele.

Afinal, com a narrativa do cliente, que será possível a real análise dos sentimentos e a história será realmente contada, sentida e analisada.

Na escolha, das fotos, na narrativa, na montagem das mesmas em ordem cronológica, eles terão contato com seus desejos, angústias, e as diversidades emocionais vividas no passado e no presente.

Com as vivências, será possível reviver as cenas, as memórias apagadas e dar-lhes um novo sentido… …

Novos diálogos sobre o passado e como influenciaram na jornada, fazendo conexão entre o passado e presente.

No presente, a medida que os sentimentos e as sensações tomarem forma, com a psicoterapia, será possível tornar os sentimentos antes obscuros em fatos cristalinos.

O passado, tão perdido no misto de sentimentos, poderá ser revisto hoje, ganhar novo significado e ter um novo contexto.

O contato com as fotografias, desencadeará sentimentos intensos. Dará a oportunidade de tomar posse das fotos, reviver e ter novos sentimentos, pelas lembranças e sentimentos passados.

Na jornada terapêutica, será trabalhado o apego ao passado e a transformação nessa nova fase.

Transformação essa, que mudará o entendimento do cliente, sobre sua própria jornada, suas reais necessidades.

Conduzirá a um melhor conhecimento sobre si mesmo e como poderá agregar valores para essa nova fase. Façam o convite ao cliente: Que ele seja dono da sua história…

Que seja, de fato, o protagonista da sua jornada… Que ele não aceite nada menos que ser o HERÓI

 

 https://orcid.org/0000-0002-3568-8664

Formada em Secretariado, chegando aos 20 anos de uma sólida carreira no mundo corporativo.

Tendo coordenado mais de vinte eventos artísticos, entre exposições e vernissages para a Galeria HVF Artes, em diversos países, Fabiana Vieira soma uma sólida experiência a qual coloca à disposição dos demais artistas via Sociedade Das Artes, organização da qual é sócia.

Na Terapia Holística, atua com Reiki, Fitoterapia, Psicoterapia, Aromaterapia e Sagrado Feminino, temas sobre os quais é articulista convidada da Revista da Terapia Holística, além de organizar congressos, palestras, cursos e workshops, inclusive o consagrado Holística, que é o congresso anual do CRT.

contato@fabianamvieira.com.br