Artigos Mais Lidos

O Tripé Da Imagem Holística

[caption id="attachment_737" align="alignleft" width=""]Corpo Espelho - Modelo: Nathara - Arte Digital: Henrique Vieira FilhoCorpo Espelho – Modelo: Nathara – Arte Digital: Henrique Vieira Filho[/caption]
A Imagem Holística é a revelação da disposição da mente através do contorno do corpo físico.
 
É uma técnica expressiva que aponta para a direção do estímulo à pesquisa e da mentalidade terapêutica que, sérias, e sistematicamente aprofundadas, atrairão uma maior atenção para o seu aprimoramento. 
 
Tem o seu tripé formado pela imagem do corpo físico de costas, de frente e de perfil, no momento em que é construído através de formas e traços. 
 
Revela uma história do cliente com características e predomínios imediatamente legível pelo Terapeuta.

Corpo Espelho - Modelo: Nathara - Arte Digital: Henrique Vieira Filho
Read Time:5 Minute, 45 Second
Corpo Espelho - Modelo: Nathara - Arte Digital: Henrique Vieira Filho
A Imagem Holística é a revelação da disposição da mente através do contorno do corpo físico.
 
É uma técnica expressiva que aponta para a direção do estímulo à pesquisa e da mentalidade terapêutica que, sérias, e sistematicamente aprofundadas, atrairão uma maior atenção para o seu aprimoramento. 
 
Tem o seu tripé formado pela imagem do corpo físico de costas, de frente e de perfil, no momento em que é construído através de formas e traços. 
 
Revela uma história do cliente com características e predomínios imediatamente legível pelo Terapeuta.

 
IMAGEM DO CORPO FÍSICO DE COSTAS
 
EMENTA: a imagem do corpo físico de costas revela o aspecto durativo do comportamento social e do momento atual do cliente. 
 
IMAGEM DO CORPO FÍSICO DE FRENTE
 
EMENTA: a imagem do corpo físico de frente revela o modelo de como o cliente se apresenta para o externo.
 
Esta é a imagem que oferece inteligência ampla. Na sua interpretação o Terapeuta deve recorrer também às interpretações específicas e às leituras complementares.
 
IMAGEM DO CORPO FÍSICO DE PERFIL
 
EMENTA: a imagem do corpo físico de perfil revela a tendência do cliente em exercer sua ação comportamental social.

 
 
 
O Terapeuta deve compreender que somente as imagens do corpo físico de frente e de perfil são reveladas similarmente a uma fotografia comum, ou seja, o lado esquerdo da folha revela o lado direito do cliente e, procurar entender como o cliente poderá estar naquele momento, evitar julgamento próprio, ou perder de vista os detalhes revelados nas imagens. 
 
A curial sabença ensina que o corpo físico é marcado por registros que tanto são de origem genética quanto cultural, resultando numa gama de detalhes nele registrados e, que podem ser revelados através da interpretação da Imagem Holística feita pelo cliente adulto. 
 
A interpretação preliminar nasce da percepção e do tempo de observação, começando pelas mais simples e fáceis (distribuição das imagens), para subir, pouco a pouco, até a interpretação das mais compostas(os traços e as formas das imagens), avaliando o que, naquele momento, o tripé ( imagens de costas, frente e perfil), está revelando. 
 
É dividido em três fases de pesquisas:
 
I- percepção e observação, 
 
II- interpretação e 
 
III- validação.
 
A percepção e a observação que se constituem no primeiro estágio da técnica são valiosas porque buscam responder os seguintes esclarecimentos: O que? Como? Por quê? Qual o momento? Em que condições? 
 
Ou seja, o desacordo do pensamento consigo mesmo e sua aflição individual.
 
A interpretação e a validação são iniciadas a partir da imagem de costas, complementadas pelas imagens de frente e de perfil- ou vice-versa. 
 
Consistem em investigar e integrar as informações em uma conceituação coerente, comparando, por exemplo, a característica-particularidade do cliente, com o predomínio- a posição que está em preponderância. 
 
O conhecimento simultâneo das três fases é indispensável.
 
Merecem também atenção os seguintes pontos:
 
a) homogeneidade das informações;
 
b) Validação das interpretações tendo como base a Escuta Holística;
 
c) relevância das informações obtidas.
 
 
Em alguns casos a validação será a peça fundamental para a conclusão da posição do cliente naquele momento. Em outros, fornecerá pistas rápidas a serem confirmadas, contudo, representam excelentes informações iniciais a serem pesquisadas com mais profundidade por este ou por outros caminhos, pois mesmo que às vezes as informações sejam apenas hipóteses, podem ser valiosas.
 
Sabemos que muitos domínios de avaliação de cliente se encontram ainda inexplorados. 
 
Por isto, o Terapeuta deve fundamentar sua avaliação em elementos objetivos. 
 
Não pode se deixar influenciar por fatores estranhos à sua ponderada interpretação, por julgamento, por pré-conceito, ou quaisquer outros fatores materiais ou afetivos que pressuponham perda de sua independência. É apanágio de o Terapeuta saber quando aplicá-las, 
 
evidenciar o valor do cliente e, ajudá-lo a se libertar da situação que o aflige. 
 
Esta compreensão é importante haja vista que permitirá informações favoráveis ou desfavoráveis para uma avaliação do cliente naquele momento. 
 
Vale lembrar que nem sempre se terá todas as respostas. Contudo, é imperioso que os aspectos sempre fiquem evidentes, pois muitas vezes, a interpretação indicará também importantes perguntas que deverão ser feitas pelo Terapeuta ao cliente de maneira a se ter, de fato, uma validação final.
 
Como em toda arte, passos graduais devem ser dados e aproximações progressivas devem ser feitas, pois sabemos que o resultado de qualquer pesquisa depende do olhar do pesquisador responsável por ela, isso porque, quando se muda o enfoque, enxerga-se o que antes não era percebido, exemplo clássico: para a raça branca a zebra é um animal branco com listras pretas, contudo, para afro descendente, a zebra é um animal preto com listras brancas!

 

>Raimundo Amim Lima Haddad - CRT 38326 - Terapeuta Holístico

Raimundo Amim Lima Haddad – CRT 38326 – Terapeuta Holístico, trabalha com Reiki, Calatonia, I Ching, Florais, Terapia Corporal e Fitoterapia, dentre outras técnicas.

[email protected]

 

 

 

0 0

About Post Author

Henrique Vieira Filho

Henrique Vieira Filho é artista plástico, escritor, jornalista e terapeuta holístico. Nas artes, é autodidata e seu estilo poderia ser classificado como surrealismo figurativo.Por mais de 25 anos, esteve à frente da organização da Terapia Holística no Brasil, sendo presença constante nos meios de comunicação. Elaborou as normas técnicas e éticas da profissão, além de ser autor de dezenas de livros e centenas de artigos, que são adotados como referência em vários países.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *